Afinal, o que é psicoterapia? (Parte 02/04)

Banner-radio-jsv--006
“No post anterior a Psicóloga Barbara Maria Ribeiro começou a explicar o que é Psicoterapia e a sua importância. Vamos dar continuidade a explicação e aprofundar um pouco mais esse tema tão necessário para uma boa qualidade de vida.” (Nota Editorial JSV)

Voltando a pergunta feita no título desse texto, afinal o que é psicoterapia? São três as vertentes psi: o psiquiatra, o psicanalista e o psicólogo. Cada um desses profissionais possui formação acadêmica para acolher, identificar e tratar demandas emocionais e psicológicas.

O psiquiatra é alguém que se graduou em medicina e se especializou em psiquiatria, pode ao mesmo tempo exercer a psicoterapia em seus pacientes e tratá-los com medicamentos. O psicanalista pode ser um profissional graduado em qualquer outro curso superior, há psicanalistas graduados em Direito, por exemplo, submetidos a estudos em Institutos e Núcleos de Psicanálise durante aproximadamente cinco anos, onde aprendem os conceitos da teoria e prática da Psicanálise.

A Psicanálise foi desenvolvida por Sigmund Freud no inicio do século XX e foi ele o precursor do que hoje se entende e se pratica a psicoterapia, embora ao longo desses anos ela tenha evoluído e passado por grandes mudanças. E a terceira é a do psicólogo, um profissional graduado em psicologia por uma Universidade ou Faculdade de Psicologia. Atualmente são muitas as vertentes, temos a psicologia escolar, a psicologia do trânsito, a organizacional e mais recentemente, a psicologia do esporte e tantas outras.

No, entanto, esse texto se refere à psicologia clínica, portanto quem é o psicólogo clínico? É alguém graduado em psicologia que se especializou numa abordagem ou linhas de atuação tais como a comportamental, a sistêmica, a cognitivo-comportamental, a psicodinâmica e tantas outras não menos importantes, com determinados conceitos e práticas que o habilita a atender pessoas em consultórios particulares, ambulatórios públicos e privados e mais recentemente via internet, sempre com o aval e orientação do Conselho Federal de Psicologia. O que faz o psicólogo clínico? Vamos ver em nosso próximo post, na parte 03/04.

Avatar-002 Barbara Maria Ribeiro

Psicóloga Clínica – Mestra em Psicologia da Saúde pela UMESP

Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP tem ajudado diversas pessoas nos últimos anos a encontrar um caminho melhor para as angústias do dia a dia.

Escute e curta o áudio da postagem:

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo